top of page
Oradores na Conferência

Participantes

Prof. Dr. Adelmo José da Silva

Prof. Titular da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Praça Dom Helvécio,74 – Fábricas

36.301-160 – São João del-Rei – MG.

(32) 3379-2455

adelmojs@ufsj.edu.br

Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1985), cursou especialização em Filosofia (1987), mestrado em Filosofia pela Universidade Gama Filho(1989) e doutorado em Filosofia pela Universidade Gama Filho(2001) com estágio de Pós-doutorado na Universidade de Granada (Espanha). Integrante e pesquisador no GT da ANPOF: Filosofia Francesa Contemporânea. É avaliador institucional e de cursos do Inep/MEC e tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em política e pensamento contemporâneo.  Atualmente é professor titular da Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ.

 

Prof. Dr. Fábio Abreu dos Passos

Prof. Adjunto III da Universidade Federal do Piauí – UFPI

Av. Universitária, s/n – Ininga

64049-550 – Teresina – PI

(86) 3237-1134

fabiopassos@ufpi.edu.br

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq modalidade 2. Atualmente é Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política, atuando principalmente nos temas relacionados à Filosofia Política Contemporânea, a partir dos seguintes autores: Hannah Arendt, Michel Foucault e Giorgio Agamben. Atua também na área das Artes Visuais, com ênfase em Arte Contemporânea, Estética e Política, Nudez Corporal e Corpos não Hegemônicos.

 

Prof. Dr. Humberto Schubert Coelho

Instituto de Ciências Humanas e Letras

Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora, Rua José Lourenço Kelmer, S/Nº - São Pedro, Juiz de Fora - MG, 36036-900

humbertoschubert@yahoo.com.br

Graduado em Filosofia, Mestre e Doutor em Ciências da Religião pelas Universidade Federal de Juiz de fora, com doutorado na UFJF e sanduíche na Martin-Luther Universität (Halle - Alemanha), com estágio de pós doutoral na EST. Professor no programa de pós graduação em Filosofia na UFJF.

​

Desembargador Dr. José Afrânio Vilela

Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG)

Avenida do Contorno, 629                                     

Bairro Centro              

30.110-001 – Belo Horizonte – MG

gab.desafraniovilela@tjmg.jus.br

Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais pela carreira de juiz, com assento na 2ª Câmara Cível (direito público) além de ser Gestor do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes – NUGEP. Integra, ainda, a Comissão de Organização e Divisão Judiciárias e a 1ª Seção Cível do TJMG. Figurou, por duas vezes, em lista tríplice votada pelo STJ para o cargo de ministro da Casa. Participou dos Colóquios Antero de Quental em São João Del Rei e Tobias Barreto em Lisboa como conferencista e estudioso dos autores. Sua atuação mais destacada é na filosofia do direito.

​

Prof. Dr. José Maurício de Carvalho

Professor Titular aposentado da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Prof. do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves – UNIPTAN onde coordena o Comité de ética em pesquisa e é bolsista de pesquisa da FUNADESP.

UNIPTAN

Avenida Leite de Castro, 1101

Bairro das Fábricas

36.301-182 - São João del-Rei - MG

mauricio@ufsj.edu.br

josemauriciodecarvalho@gmail.com

José Mauricio de Carvalho nasceu em São João del-Rei (MG), Brasil, em 13 de julho de 1957. É Psicólogo, Pedagogo e Filósofo. Possui especialização em Filosofia (UFJF), Teologia (PUCMG) e Filosofia Clínica (IP), Mestrado e Doutorado (UGF-RJ,1990) em Filosofia, com estágios de pós-doutoramento nas Universidades Federal do Rio de Janeiro (2002), Nova de Lisboa (1994) e em Psicologia na Universidade Federal de Juiz de Fora (2021). Aposentou-se como Professor Titular de Filosofia Contemporânea do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ, é atualmente Professor do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves - UNIPTAN, onde Coordena o Comitê de Ética em Pesquisa, membro do Instituto Brasileiro de Filosofia (SP), do Instituto de Filosofia Luso Brasileira (Lisboa), membro visitante da Academia de Letras de São João del-Rei e da Academia Mantiqueira de Filosofia. Publicou, cento e trinta e dois artigos, quarenta conferências em eventos científicos, trinta e sete livros e capítulos em outros trinta e quatro.

 

Prof. Mauro Sergio de Carvalho Tomaz

Rua Manoel Fortes, 680

Bairro Santa Teresinha

São João del-Rei - MG

36.305-186

msctomaz@hotmail.com

Licenciado e bacharel em Filosofia (UFSJ) e mestre em educação (Processos Socioeducativos e Práticas Escolares- UFSJ) com dissertação dedicada ao estudo da relação entre educação e política nos pensamentos de Paulo Freire e Ortega y Gasset. É professor concursado do Estado de Minas Gerais. Dedica-se ao estudo da filosofia raciovitalista orteguiana e sua relação com outros autores da fenomenologia. Foi co-organizador do XI e XII colóquios Antero de Quental e integrou o grupo de pesquisa e "Pestalozzi", que foi coordenado pelo prof. Dr. José Maurício de Carvalho.

​

Prof. Dr. Paulo Roberto Andrade de Almeida

Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Praça Dom Helvécio,74 – Fábricas

36.301-160 – São João del-Rei – MG.

(32) 3379-2455

pandrade@ufsj.edu.br

Cursou Teologia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio (1984) e possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986), onde se especializou em Pensamento Filosófico Brasileiro, com Monografia acerca dos fundamentos filosóficos da educação em Anísio Teixeira (1988). Concluiu Mestrado em Filosofia na Universidade Federal de Uberlândia, com defesa de dissertação sobre o pensamento político de Jürgen Habermas e doutorado na UFPB. Atualmente é professor da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência, liberdade, educação, corpo, modernidade e homem.

 

Prof. Dr. Edson Ferreira da Costa

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Edsonferreiradacosta@gmail.com

Bacharel Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Mestre e Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutorado Sanduíche/CAPES na Universidad de Salamanca/Espanha (USAL/Esp), com pesquisa sobre o pensamento filosófico de José Ortega y Gasset. Professor Adjunto II da Universidade Federal do Maranhão, no Centro de Ciências de Imperatriz, no curso interdisciplinar de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia; Coordenador de curso (2022-atual); Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Epistemologia e Educação - GEPEE (2014-atual); Editor da Revista Humanidades & Educação (2019-atual); Coordenador do Estágio Curricular Obrigatório (2019-2021); Coordenador de Núcleo do Programa de Iniciação à Docência - PIBID (2021-atual); Coordenador de Projeto de Pesquisa Institucional na área da Educação e diversidade; integra a coordenadoria do projeto de pesquisa/CNPq intitulado, Índios e missionários na Amazônia Imperial: trajetórias de vidas, práticas educativas, apropriações e resistências (2021-2025). Avaliador institucional do INEP. 

 

Pro. Dr. Gustavo Silvano

Prof. Associado da Universidade Federal do Piauí – UFPI

Av. Universitária, s/n – Ininga

64049-550 – Teresina – PI

(86) 3237-1134

gustavosilvano@ufpi.edu.br

​

Graduado em Filosofia (2004), Mestre em Filosofia (2007) e Doutor em Filosofia (2013) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com estágio de pesquisa - doutorado-sanduíche - no Departamento de Arte e Estudos Culturais da Universidade de Copenhague - Dinamarca (2012-2013), com o apoio do PGCI/CAPES. É Professor Associado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Desde 2013, atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFIL/UFPI; e desde 2019, atua no Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM/UFPI. Colabora com o Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO, Núcleo da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Foi pesquisador visitante no Departamento de Filosofia do Boston College - EUA (2010-2011) e nos Arquivos Husserl da Universidade Católica de Louvain - Bélgica (2015). É líder do FOLIE - Laboratório Interdisciplinar Hermenêutica, Ambiente e Saúde. Participa do Núcleo de Sustentação do GT Filosofia Hermenêutica da ANPOF e da Rede Iberoamericana de Hermenêutica (RIAH). Atualmente é Tutor do PET Filosofia da UFPI. Tem experiência em Ensino, Pesquisa e Extensão em Filosofia Contemporânea, dedicando-se especialmente à Hermenêutica Filosófica e suas relações com a Fenomenologia, a Desconstrução e a Teoria Crítica, nas interfaces com a arquitetura, urbanismo e design; geografia e meio ambiente; comunicação e a saúde coletiva. Também se dedica à filosofia da educação e ao ensino de filosofia.

​

​

Delegação Portuguesa

​

Prof. Dr. Antônio Braz Teixeira

Presidente do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira

Rua Estevão Lopes, 21

2.795-018 – Linda-a-Velha – Oeiras – Portugal

abraz.teixeira@gmail.com

Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa, tendo exercido funções docentes em diversas instituições de Ensino Superior, como a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, a Universidade de Évora, a Universidade Autónoma de Lisboa e a Universidade Lusófona. Membro efetivo da Academia de Ciências de Lisboa e da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa. Membro correspondente da Academia Portuguesa de História, da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Filosofia (Rio de Janeiro). Autor de: A Filosofia Portuguesa Atual (1959); O Pensamento filosófico-jurídico Português (1983); Sentido e Valor do Direito. Introdução à Filosofia Jurídica (1990/ 2010); Caminhos e Figuras da Filosofia do Direito Luso-Brasileira (1991/ 2002); Deus, o Mal e a Saudade: estudos sobre o pensamento português e luso-brasileiro contemporâneo (1993); Filosofia Jurídica Portuguesa Contemporânea (1993); O Pensamento Filosófico de Gonçalves de Magalhães (1994); O Espelho da Razão: estudos sobre o pensamento filosófico brasileiro (1997); Ética, Filosofia e Religião: estudos sobre o pensamento português, galego e brasileiro (1997); Formas e Percursos da Razão Atlântica: estudos de filosofia luso-brasileira (2001); História da Filosofia do Direito Portuguesa (2005); Diálogos e perfis (2006); A Filosofia da Saudade (2006); O Essencial sobre a Filosofia Portuguesa (séculos XIX e XX) (2008); Conceito e formas de democracia em Portugal e outros estudos da história das ideias (2008); A Experiência Reflexiva: estudos sobre o pensamento luso-brasileiro (2009); A Filosofia da Escola Bracarense (2010); A filosofia jurídica brasileira do século XIX (2011); A teoria do mito na filosofia luso-brasileira contemporânea (2014). Homenageado por colegas, admiradores e discípulos, através de: AAVV, Convergências e Afinidades. Homenagem a António Braz Teixeira, CEFi / CFUL, Lisboa, 2008. É ainda o Presidente do Conselho de Direção da Nova Águia: Revista de Cultura para o Século XXI e Sócio Honorário do MIL: Movimento Internacional Lusófono.

​

Prof. Dr. Renato Manuel Laia Epifânio

Universidade do Porto

Membro da Direção do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira

Presidente do Movimento Internacional Lusófono

​Professor Universitário; Membro do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, da Direcção do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, da Sociedade da Língua Portuguesa e da Associação Agostinho da Silva; investigador na área da “Filosofia em Portugal”, com dezenas de estudos publicados, desenvolveu um projecto de pós-doutoramento sobre o pensamento de Agostinho da Silva, com o apoio da FCT: Fundação para a Ciência e a Tecnologia, para além de ser responsável pelo Repertório da Bibliografia Filosófica Portuguesa: www.bibliografiafilosofica.webnode.com; Licenciatura e Mestrado em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; doutorou-se, na mesma Faculdade, no dia 14 de Dezembro de 2004, com a dissertação Fundamentos e Firmamentos do pensamento português contemporâneo: uma perspectiva a partir da visão de José Marinho; autor das obras Visões de Agostinho da Silva (2006), Repertório da Bibliografia Filosófica Portuguesa (2007), Perspectivas sobre Agostinho da Silva (2008), Via aberta: de Marinho a Pessoa, da Finisterra ao Oriente (2009), A Via Lusófona: um novo horizonte para Portugal (2010), Convergência Lusófona (2012/ 2014/ 2016), A Via Lusófona II (2015) e A Via Lusófona III (2017). Dirige a NOVA ÁGUIA: Revista de Cultura para o Século XXI e a Colecção de livros com o mesmo nome (Zéfiro). Preside ao MIL: Movimento Internacional Lusófono desde a sua formalização jurídica (2010).

​

Prof. Dr. José Esteves Pereira

Universidade Nova de Lisboa - UNL

Av. de Berna, 26 C

1.069-061 – Lisboa – Portugal

jep@fcsh.unl.pt

Professor Catedrático Jubilado (Filosofia) da Universidade NOVA de Lisboa.  Foi Vice – Reitor da Universidade NOVA de Lisboa de 1994-2000 e 2010-2014, em quatro mandatos. Licenciado (1970) e Doutorado (1980), em Filosofia pela Universidade de Coimbra. Presidente da Assembleia Geral do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, Presidente da Assembleia Geral do Centro de Humanidades/CHAM da Universidade Nova de Lisboa; Vice-Presidente da Assembleia- Geral da Associação Portuguesa de Ciência Política; Vice-Presidente do Instituto Luso-Árabe para a Cooperação; Membro do Conselho Consultivo da Fundação António Quadros ;Académico correspondente da Academia das Ciências de Lisboa (Secção de Filosofia),da Academia Internacional de Cultura Portuguesa, da Academia Brasileira de Filosofia, da Academia Sergipana de Letras e da Academia Amazonense de Letras. Interesses científicos: a) Realização de estudos no âmbito do pensamento hispânico com especial incidência na reflexão do pensamento português e brasileiro. b) Estudos sobre história das ideias, especialmente nas vertentes filosófica, política, económica e social (século XVII- meados do século XIX). Algumas publicações de incidência luso-brasileira. Silvestre Pinheiro Ferreira, O seu pensamento político, Coimbra, 1974;Significação e Sentido da História em Gonçalves de Magalhães, “O pensamento de Domingos Gonçalves de Magalhães-Actas do II Colóquio Tobias Barreto", Lisboa, Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, 1994;Coordenadas Epistemológicas de Gilberto Freyre, "Anais do Seminário Internacional Novo Mundo nos Trópicos" Recife, Fundação Gilberto Freyre, 2000;Teorização absolutista e centralização, “Teoria do Estado Contemporâneo” (organizado por Paulo Ferreira da Cunha), Lisboa, 2003;Percursos de História das Ideias, Lisboa,2004; O Essencial sobre Silvestre Pinheiro Ferreira, Lisboa, 2008; 1808 e a Modernização da Filosofia no Brasil: Silvestre Pinheiro Ferreira,” II Conferência Farias Brito”, Textos do Programa de Pós-graduação em Filosofia, do Centro de Filosofia Brasileira, Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ, 2008.Miguel Reale e a Ideia de Estado, “O pensamento de Miguel Reale”, “Actas do IX Colóquio Tobias Barreto”, Lisboa, 2011.Positivismo e República em Portugal e no Brasil, “Pensar a República”, Coimbra, 2014. Presença de Ortega y Gasset no pensamento luso-brasileiro, in “Iberian Interconnections-Conference Proceedings”, Porto, Universidade Católica Portuguesa, Col. e Books (2016).

​

​

​

Profa. Dra. Maria Celeste Natário

Professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e coordenadora da área de investigação “Raízes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal”, do Instituto de Filosofia da mesma Universidade. Na investigação, é a filosofia contemporânea no diálogo do pensamento e culturas de língua portuguesa o seu principal caminho de pesquisa, bem como o pensamento filosófico em Portugal, área de docência, e, paralelamente, desenvolve também o diálogo Filosofia-Literatura.

É autora de: O Pensamento Dialéctico de Leonardo Coimbra: reflexão sobre o seu valor antropológico (1997); O Pensamento Filosófico de Raul Proença (2005); Entre Filosofia e Cultura: percursos pelo pensamento filosófico-poético português nos séculos XIX e XX (2008); Itinerários do Pensamento Filosófico Português: da Origem da Nacionalidade do Século XVIII (2010); Pascoaes: Saudade, Física e Metafísica (2010); Teixeira de Pascoaes, Saudade, Physique et Metaphysique (2011) ; Convivium : diálogos luso-brasileiros (2019).

​

Samuel Dimas

Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, membro integrado no CEFH - Centro de Estudos Filosóficos e Humanístico da UCP e membro da Direção do Instituto de Filosofia Luso- Brasileira. Coordenador da linha de investigação «Pensamento Lusófono» do CEG- Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta. Licenciado em Teologia com a tese «A intuição de Deus em Fernando Pessoa», mestre em Filosofia da Ação e em Filosofia Ibérica Contemporânea, obteve o grau de doutor em Filosofia com uma tese intitulada «A Teoria metafísica da Experiência em Leonardo Coimbra: Estudo sobre a razão mistérica e a redenção integral». Tem orientado os seus interesses para a Antropologia Filosófica, a Filosofia da Religião, a Filosofia Contemporânea, a Metafísica, a Filosofia Portuguesa e a Estética. Tem-se dedicado à investigação e promoção do Pensamento Lusófono e do Pensamento Iberoamericano. Samuel Dimas: sdimas@ucp.pt ; samueldimas@meo.pt, UIDB/00683/2020 CEFH - Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Universidade Católica Portuguesa / CEG – Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta. Scopus Author ID: 57189442827; Ciência ID: 8513-8AB0-0986, ORCID: 0000-0002-0968-3616

​

Manoel Cândido Pimentel

Filósofo, professor, poeta e ficcionista. É Vice-Presidente do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira. Foi professor da Universidade dos Açores e é atualmente professor associado da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, Coordenador da Área Científica de Filosofia da mesma Faculdade e membro da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa. É investigador integrado do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Universidade Católica Portuguesa. Preside, pelo Continente, à comissão organizadora dos Colóquios do Atlântico. Tem orientado os seus interesses para a cultura filosófica portuguesa, luso-brasileira e hispano-americana, bem como para a ética, a ecologia e a teoria do conhecimento. Integra projetos de unidades de I&D e tem vindo a organizar congressos, colóquios e seminários nacionais e internacionais. Foi Presidente da Comissão Organizadora de 2008 Ano Vieirino — Comemorações do IV Centenário do Nascimento do Padre António Vieira. Da sua obra filosófica salientam-se: Antero de Quental: Uma Filosofia do Paradoxo (Ponta Delgada, 1993), Filosofia Criacionista da Morte (Ponta Delgada, 1994), Odisseias do Espírito (Lisboa, 1996), A Ontologia Integral de Leonardo Coimbra: Ensaio sobre a Intuição do Ser e a Visão Enigmática (Lisboa, 2003), De Chronos a Kairós: Caminhos filosóficos do Padre Antônio Vieira (São Paulo, Brasil, 2008), Razão Comovida (Lisboa, 2011) e Leonardo Coimbra: Vida e Filosofia (Lisboa, 2019). Com esta última obra, recebeu o prémio Tabula Rasa — Melhor Obra de Filosofia de 2018-2019. Tem vasta obra dispersa por jornais, páginas literárias, revistas e obras coletivas em Portugal e no estrangeiro. Foi integrado por António Braz Teixeira nos filósofos da saudade (A Filosofia da Saudade, 2006). Obra literária em livro: Infinito Instante, A Carta e outras Estórias e A Nudez do Tempo.

bottom of page